A Creche Santa Teresa do Menino Jesus, localizada na rua Cândido Capilé nº21, em Almada, é uma instituição socioeducativa que acolhe 64 crianças dos 12 aos 36 meses. Construída em 2005, mantém uma aparência exterior “surpresa” com sua cor cinzenta contrastando com as cores alegres de cada piso. O edifício possui 3 pisos com 6 salas, refeitório, gabinete médico, e espaço exterior para brincadeiras.
Cada piso tem duas salas identificadas com o nome de patronos, como S. João Batista e Madre Teresa de Calcutá.
Além disso, o piso mais baixo é utilizado durante as refeições das crianças mais crescidas, conectando-se ao jardim público e permitindo saídas pedagógicas. O local também abriga espaços para atividades festivas, reuniões, e conta com áreas administrativas como a sala da direção técnica, gabinete médico, e lavandaria.
Cerca de duas dezenas de colaboradoras desempenham suas funções diárias na Creche.
Tinha 3 anos quando fui para a creche das Irmãs Filhas de Jesus, funcionava numa cave pequenina mesmo no prédio ao lado do meu. Nessa altura o Centro Paroquial entrou na minha vida e no meu coração e nunca mais saiu.
Que boas memórias desse tempo, muitas delas, olfativas. O cheiro bom da sopa e o cheiro dos lápis de cera que as irmãs nos davam para desenharmos. Muitas vezes no meu dia a dia sou assolada por essas boas memórias.
Frequentei o ATL e mais tarde aos 15 anos, tornei-me voluntária. Vinha todos os anos ajudar nas idas à praia e nos passeios anuais.
Tive o privilégio de vir para cá trabalhar como Educadora em setembro de 1998.
É neste serviço aos outros que encontro a minha felicidade e é no Coração do Centro Paroquial de Almada que o meu próprio coração verdadeiramente pertence.
Confiança – Vivíamos em pandemia quando o nosso filho entrou na Creche de Santa Teresa do Menino Jesus.
Tínhamos o coração apertado por ser tão pequenino, mas confiávamos em quem o recebia todos os dias com um abraço e nos dirigiam palavras de conforto. Agora é a vez do nosso filho mais novo e sabemos que não podia estar em melhores mãos.
Amor – O cuidado que têm para com a nossa família traduz-se em carinho e amizade, tão importante para nós! O nosso filho mais velho, que já está noutro ciclo, descobriu a palavra saudade, pois sente falta do sítio onde cresceu e foi feliz. O nosso outro filho está a descobrir a palavra aconchego, porque o colo que lhes dão é sinónimo de amor.
Fé – Ao fazermos o nosso caminho na paróquia há alguns anos, sentimos que o papel das irmãs é fundamental, pois plantam nas crianças a semente do amor de Deus Nosso Senhor.
Faz-te ao largo...
é o ideal que vibra continuamente nas nossas almas desde nossa chegada na missão de Almada a 7 de outubro de 2018.
No meio dos desafios da vida cotidiana, a nossa comunidade, apoiada na graça de Deus, tem desenvolvido um acompanhamento espiritual com os idosos, as crianças da creche e suas famílias e ainda com todas as pessoas que Deus nos pôs no nosso caminho, procurando a todos os meios levar o evangelho.
Com muita alegria nos unimos à comemoração dos 40 do Centro Social Paroquial de Almada e damos graças a Deus por nos ter permitido fazer parte da história desta grande família.
© copyright EDUGEP-Digital Solutions 2024